O deputado socialista pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, apresentou um relatório no Conselho da Europa sobre “Uma Política Europeia para as Diásporas”. Num comunicado do PS português/Parlamento, o socialista informa que o presidente da Comissão das Migrações, Refugiados e Pessoas Deslocadas da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Pierre-Alain Fridez, considerou que “Portugal é um país exemplar na gestão do dossier das diásporas”.
« O presidente da Comissão exprimiu-se após a apresentação do relatório de que é autor o deputado Paulo Pisco (…) em que Portugal surge, pela primeira vez, como um país de referência num relatório de uma organização internacional no âmbito das políticas para as comunidades », lê-se no comunicado.
Durante a discussão na Comissão das Migrações, « os deputados de outros países salientaram unanimemente a importância do relatório, com intervenções de representantes de Marrocos, Ucrânia, Holanda e Turquia », acrescenta o PS no comunicado em que garante tratar-se de « um relatório com uma grande complexidade e até sensibilidade, dado que nem todos os países têm relacionamentos expressivos com as suas diásporas a residir no estrangeiro ».
Pode ler aqui na íntegra o comunicado do PS que nos foi enviado por Paulo Pisco: