Portugal paga toda a dívida ao FMI até ao fim do ano

Publié le 29 novembre 2018

Portugal paga toda a dívida ao FMI (4,6 mil milhões) ainda este ano

Foto TIAGO MIRANDA

Portugal vai pagar até ao final do ano a totalidade da sua dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), adiantou António Costa. Ao todo são 4,6 mil milhões de euros e permitirão significativas poupanças em juros

Alfa/Expresso/Lusa

O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira que Portugal vai pagar até ao final do ano a totalidade da sua dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), num discurso em que salientou a importância de se reduzirem encargos para futuro. Ao todo, são 4,6 mil milhões de euros de empréstimo.

“Com a mesma determinação com que temos governado e que me permite hoje anunciar que até ao final deste ano pagaremos a totalidade da dívida ao FMI, com todo o significado que comporta mais este virar de página”, declarou António Costa, na Assembleia da República, momentos antes de se proceder à votação final global do Orçamento do Estado para 2019.

Perante os deputados, o líder do executivo defendeu a tese de que a proposta do Governo de Orçamento pretende construir um futuro, “em primeiro lugar, reforçando a sustentabilidade, prosseguindo a trajetória de redução da dívida pública, diminuindo os encargos e melhorando a o equilíbrio financeiro da Segurança Social”.

A amortização antecipada ao FMI já permitiu a Portugal poupar vários milhões de euros em juro,s porque a taxa de juro que o FMI cobra é muito superior à do mercado. A taxa que o FMI cobra é de 4,4% com uma maturidade média à volta de 5 anos, quando no mercado Portugal vai buscar dívida a 10 anos a 1,85%.

Marqué comme

Opinions des lecteurs

Laisser un commentaire


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background