“Portugal, uma história no feminino” (de Ana Rodrigues Oliveira) – O Livro da Semana

O Livro da Semana, próximas edições.

12, 16 e 20 DE JUNHO: ANA RODRIGUES OLIVEIRA , autora de PORTUGAL, UMA HISTÓRIA NO FEMININO

O LIVRO DA SEMANA, às quartas (13h30), aos domingos (14h30) e às quintas (03h). Com o apoio da Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian de Paris.

Ana Rodrigues Oliveira é historiadora e especialista em cultura e mentalidades da Idade Média e, depois de ter publicado obra sobre as rainhas portuguesas, a vida quotidiana medieval, o papel da criança nas sociedades medievais ou um estudo sobre o amor na Idade Média, ela regressa agora com “Portugal, uma história no feminino”. Uma investigação, de mais de 600 páginas, que aborda a vida de uma trintena de mulheres que deixaram o seu cunho na História portuguesa.

Uma viagem no tempo que começa ainda antes na fundação de Portugal com o estudo da vida de D. Teresa, a mãe de D. Afonso Henriques, o primeiro rei português, e termina com Maria de Lourdes Pintassilgo, a primeira (e única mulher) que chefiou um governo em Portugal. Ela foi também apenas a segunda mulher na Europa a fazê-lo, pouco depois da eleição de Margaret Tatcher no Reino Unido.

Pelo meio, Ana Rodrigues Oliveira utiliza as vidas de dezenas de biografadas como fio condutor de uma História mais ampla, inserindo-as nos respetivos contextos político, social e moral das épocas em questão.

Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com Ana Rodrigues Oliveira e descubra um livro que se insere na chamada história de género e que tem a virtude de trazer para o centro a mulher que, desde Heródoto, o pai da História, foi atirada para as franjas dos estudos historiográficos.

 

Article précédentFrança. Análise. Crise política. Marine le Pen pode ganhar Legislativas e… Presidenciais
Article suivantBASTIDORES – 8 DE JUNHO 2024 – WENDY NAZARÉ