Português. Sem estudantes, a nossa língua sairá do ensino secundário oficial francês. Opinião

Publié le 3 juillet 2019

Língua portuguesa em França. Sem estudantes, o português sairá do ensino secundário oficial.

O regresso, já em setembro, da língua portuguesa ao sistema global (incluindo o BAC) de ensino liceal francês ainda é um acordo parcial e experimental, que abrange apenas os estabelecimentos do ensino secundário da Região de Paris e da Guiana e não, portanto, todo o território francês.

Em Setembro, já pode inscrever os seus filhos até ao “BAC”, para aulas de português no ensino oficial, mas apenas nas academias de Paris, Créteil, Versalhes e na Guiana francesa. O próximo ano letivo vai ser um teste e tudo dependerá da procura de aulas de português: Sem estudantes, o português sairá do ensino secundário oficial. 

França tinha excluído o português na atual reforma do BAC, onde apenas figuram, em termos nacionais, estas línguas estrangeiras: inglês, espanhol, alemão e italiano. Com o atual acordo, “o copo está meio cheio”, diz o embaixador de Portugal, Jorge Torres Pereira.

Ouça, nesta sexta-feira, 05, a crónica de Daniel Ribeiro, diretor de antena da Rádio Alfa – alguns minutos antes das 7, 9, 11, 15, 17 e 19 horas.  


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background