(Nota e foto de abertura publicadas pela Presidência portuguesa)
Presidente da República e Rei Carlos III celebraram o 650.º aniversário da Aliança Luso-Britânica
O Presidente da República e o Rei Carlos III estiveram presentes na Cerimónia comemorativa dos 650 anos dos Tratados de Tagilde e de Londres celebrada na Queen’s Chapel, no Palácio de St. James, em Londres.
Os dois Chefes de Estado, que viajaram juntos do Palácio de Buckingham, foram recebidos por alas militares dos dois países na entrada da Queen’s Chapel, capela que foi frequentada pela Rainha Catarina de Bragança e cujo brasão, uma combinação das armas de Portugal e do Reino Unido, se encontra por cima do altar e na galeria.
O Serviço de Ação de Graças, que incluiu leituras em inglês e português, terminou com a execução dos dois Hinos Nacionais, pelo Coro da Capela Real de Sua Majestade e pelo Coro do Queen’s College Oxford. No final, o Presidente da República e o Rei Carlos III observaram uma cópia original do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, assinado em 1373, que compromete as duas nações a uma “paz perpétua, amizade e aliança”, e que esteve exposto durante a cerimónia.
Sobre a Aliança diplomática entre os dois países, a mais antiga do mundo, ouça aqui a crónica do jornalista Ricardo Figueira:
Portugal/Reino Unido. A História complexa da mais antiga Aliança diplomática do mundo. Opinião