PSD. Novo líder Rui Rio vira a página Passos Coelho

Publié le 15 mars 2018

PSD. Novo líder Rui Rio vira a página Passos Coelho

37º Congresso do PSD vira a página Pedro Passos Coelho. Novo líder, Rui Rio disponível para « entendimentos » sobre matérias estruturais. Novo líder social-democrata lança « desafio » ao Governo e partidos para a reforma da Segurança Social e dá prioridade, no discurso de encerramento do congresso, à demografia, saúde e educação. Rio voltou a afirmar a abertura para acordos estruturais, destacando a necessidade de reforma do Estado. Um discurso em que o PSD deixou de falar do passado.
Alfa/Expresso, por Filipe Santos Costa

Prioridade ao social:

As questões sociais que afligem a classe média foram a grande prioridade de Rui Rio no discurso com que encerrou este domingo o congresso da sua consagração.

O novo líder do PSD colocou o enfoque nas questões demográficas e na desertificação do Interior, e deu grande atenção aos problemas que atingem o Serviço Nacional de Saúde e aos maus resultados das reversões da atual maioria na área da Educação. E deixou um « desafio » ao governo e aos restantes partidos para a reforma da Segurança Social.

« Os objetivos de natureza social são a meta que nos tem de orientar », começou por dizer Rio, com a promessa de « governar para as pessoas ». « A par de uma luta estruturado contra a pobreza, um partido social-democrata tem na classe média o principal foco da sua ação », insistiu o novo líder social-democrata.

Fazendo eco do que disse no primeiro discurso do congresso que o entronizou como presidente do PSD, Rio voltou ainda a afirmar a disponibilidade para procurar acordos de regime. O primeiro que citou foi a Segurança Social, mas acrescentou outros, a começar pela reforma do Estado, com descentralização e desconcentração da máquina do Estado (mas sem nunca falar de regionalização). E ainda citou a Justiça, a Defesa e a Segurança como áreas de soberania em que o país « tem vindo a acumular deficiências.

PRIORIDADE AO SOCIAL, COM AVISOS
O enfoque do discurso de Rui Rio nas questões sociais incluiu uma espécie de mea culpa em relação à governação de Passos Coelho. « O programa de ajustamento que Portugal foi obrigado a cumprir afetou particularmente a classe média, tendo colocado na sua franja inferior muitos portugueses que se viram a braços com dificuldade que nunca antes tinham conhecido ». Foi a partir deste pressuposto que Rio prometeu « reforçar a qualidade e o nível de vida desses portugueses », com ambição na criação de riqueza, mas também « a grandeza de só distribuir o que sabemos que é verdadeiramente sustentável ».

Sempre que prometeu, Rio também avisou. Como nesta passagem: « Governar para as pessoas não é apenas distribuir simpatias e conceder-lhes cada vez mais direitos. Quantas vezes governar para as pessoas não passa por definir primeiro as obrigações que permitem a constituição dos direitos que pretendemos conquistar? »

A prioridade às questões sociais levou Rio a colocar no topo da sua agenda duas questões ligavas à evolução demográfica do país: a fraca natalidade e o apoio à terceira idade. Falou na necessidade de « medidas urgentes e eficazes », depois de « identificar e sistematizar » as razões da atual situação.

SEGURANÇA SOCIAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO
A primeira prioridade traçada por Rui Rio para reformas estruturais foi a Segurança Social. Assumiu a palavra: « desafio » ao governo, partidos e parceiros sociais. « É imprescindível pensar globalmente o sistema, as suas prioridades e os efeitos que se pretendem sobre a economia », e « atuar enquanto é tempo », avisou o líder laranja. « Impõe-se, por isso, uma reforma que confira justiça, racionalidade económica e sustentabilidade à nossa Segurança Social ».

Por outro lado, a área da saúde foi apontada como exemplo claro daquilo em que « a atual solução governativa não tem tido capacidade para dar uma resposta capaz aos anseios das populações ».

E a Educação foi a outra área de políticas sociais em que Rio apontou o falhanço da maioria de esquerda. E fez, neste caso, um raro elogio às políticas do governo de coligação PSD-CDS. « O que na prática se tem andado a fazer é verter alguns avanços significativos que o país já tinha conseguido », frisou Rio, elogiando o « progresso evidente » dos anos anteriores à entrada em cena da « geringonça ». « Reverte-se, subverte-se é lança-se a instabilidade nas escolas, só porque se teima que tudo tem de mudar », acusou o presidente social-democrata.

E SE O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL FOSSE EM COIMBRA?
A referência de Rio à herança deixada pelo PSD na educação foi caso único num discurso em que o passado deixou de existir. Se Passos vivia agarrado ao que fez, ao que conseguiu e ao que conseguiria se…, Rio recentrou o PSD no futuro.

Aliás, esse foi o mote para a crítica à política económica do Executivo de António Costa, « um governo incapaz de conseguir governar tendo o futuro como prioridade nacional » e sem condições de « levar a cabo políticas públicas capazes de induzir o crescimento económico ».

Por falar em futuro, Rio teve uma espécie de visão, quando falava da necessidade de repensar o território, descentralizando e desconcentrando organismos públicos. « Será que o Tribunal Constitucional ou a Provedoria de Justiça não poderiam estar localizamos, por exemplo, em Coimbra? », questionou. E foi um dos momentos em que ouviu aplausos.

O ESTRANGULAMENTO DA JUSTIÇA… SEM MAIS COMENTÁRIOS
O discurso de 18 páginas (exatamente o mesmo número de paginas do discurso inicial…) ainda passou pela Justiça, Defesa Nacional e Segurança Interna, « claramente áreas em que Portugal tem vindo a acumular deficiências », mas sem ir a detalhes.

Apesar de ter como vice-presidente a ex-bastonária da Ordem dos Advogados Elina Fraga, com todo o seu repertório de pensamento sobre o estado da Justiça, Rio não se expandiu neste ponto. Mas identificou-o como um dos « estrangulamentos » a que o país precisa de responder.

E retomou, por isso, a disponibilidade para reformas estruturais, como havia feito no discurso de sexta-feira à noite, para responder à estrangulamentos que « não são passíveis de serem resolvidos sem a colaboração de todos ».

O CUMPRIMENTO A ASSUNÇÃO, A EX-MINISTRA
Sendo um discurso mais programático do que o de abertura do congresso, só no final Rio reiterou o desejo de « ganhar as próximas eleições e liderar um governo capaz de substituir uma solução governativa ancorada em contradições estruturalmente insuperáveis ». Falou em « trabalhar numa alternativa social-democrata », mas nada disse sobre incluir, nessa alternativa, o CDS, parceiro habitual de governo.

Assunção Cristas ouvia-o na primeira fila, à direita, do ponto de vista Rui Rio. Não teve direito a mais do que um rápido « cumprimento especial », no início da intervenção. « Dirijo um cumprimento especial à Dra. Assunção Cristas, presidente do CDS-PP, que muito nos honra com a sua presença neste congresso, e com quem tive a honra de trabalhar enquanto presidente da Câmara Municipal do Porto. » Assunção era, nessa altura, ministra do Governo de Passos. Mas há coisas de que é melhor nem falar…


Opinions des lecteurs

Laisser un commentaire

Votre adresse email ne sera pas publiée. Les champs requis sont indiqués avec *


Dernier Flash Info

Info | 26/09/2018 11:00:00

ANNUAIRE

Alimentation

C MIGUEL
[caption id="attachment_14568" align="alignnone" width="287"] SUPERMARCHE DE PRODUITS PORTUGAIS ET GROSSISTE. VENTE DE VIANDE MIRANDESA.[/caption] [google_maps id="14562"]
LES SAVEURS DU PORTUGAL
[caption id="attachment_14561" align="alignleft" width="225"] LES SAVEURS DU Portugal - ACHERES, SUPERMARCHE SPECIALISE DANS LES PRODUITS PORTUGAIS.[/caption]        ...
MERVEILLES DU PORTUGAL CHELLES
    Épicerie spécialisée dans les produits Portugais· Distributeur en restauration et vente au détail.     [audio mp3="https://radioalfa.net/wp-content/uploads/2018/06/Merveilles-du-Portugal-jun12-spare.mp3"][/audio] [google_maps...
En savoir plus

Ameublement

BUT LA QUEUE EN BRIE
BUT LA QUEUE EN BRIE La croix St Nicolas - Route de Noiseau 94510 LA QUEUE EN BRIE TEL: 0...
MEUBLES CARLA
Meubles Carla vous propose les services d'une équipe expérimentée qui harmonise le meuble, le design et vos inspirations. [google_maps id="15280"]...
ELMO MEUBLES HERBLAY
[caption id="attachment_14590" align="alignnone" width="120"] ELMO HERBLAY[/caption] 14 Avenue Fernand Léger, La Patte d’oie d’Herblay, 95220 Herblay Telefone: 01 47 99...
En savoir plus

Batiment

BatiMyd’l , empresa da construção civil, recruta...
BatiMyd’l , empresa da construção civil sedeada na região parisiense, procura pessoal para todos os ramos do setor, de quadros...
En savoir plus

Chauffage

VB Gaz
Formée en permanence aux techniques les plus récentes, elle intervient sur tous types de matériels : Nous vous proposons :...
En savoir plus

Divertissements

AQUASHOW PARQUE AQUATICO ALGARVE
O PARQUE MAIS COMPLETO DE PORTUGAL [google_maps id="15290"]
En savoir plus

Garages

MERCEDES-BENZ ETOILE DES NATIONS
  [google_maps id="14188"]
MERCEDES-BENZ ETOILE RIVE EST
[caption id="attachment_14178" align="alignnone" width="240"] MERCEDES-BENZ ETOILE RIVE EST[/caption]   [google_maps id="14180"]  
MERCEDES BENZ VAL DES NATIONS
[caption id="attachment_14168" align="alignnone" width="240"] MERCEDES-BENZ DISTRIBUTEUR & REPARATEUR AGREES[/caption] [google_maps id="14170"]    
En savoir plus

Location de voitures

RENTEUROPA
[audio mp3="https://radioalfa.net/wp-content/uploads/2018/06/RENTEUROPA-180502-V2.mp3"][/audio] http://www.renteuropa.pt/ Quer alugar um carro em Portugal? Não perca tempo nas filas do aeroporto. Ao alugar na RENTEUROPA...
En savoir plus

LOCATION MATERIEL

COLBER SA
Agence de location de matériel Tel: 01 46 75 38 38 [google_maps id="15339"]
En savoir plus

Restauration

Restaurante Carvalho, Chaves. Uma referência da gastronomia...
Restaurante Carvalho, Chaves. Uma referência da gastronomia portuguesa Localizado no centro histórico da cidade, junto às Termas de Chaves, tem,...
Restaurant SEL et BRAISE
Ce restaurant à la décoration contemporaine propose de fines saveurs portugaises préparées au feu de bois. Sel et Braise vous...
En savoir plus

Services

BUT LA QUEUE EN BRIE
BUT LA QUEUE EN BRIE La croix St Nicolas - Route de Noiseau 94510 LA QUEUE EN BRIE TEL: 0...
AGI - Domiciliation commerciale/fiscale d’entreprise
[caption id="attachment_14041" align="alignleft" width="300"] Domiciliation commerciale/fiscale d’entreprise[/caption]           [audio mp3="https://radioalfa.net/wp-content/uploads/2018/06/A.G.I.-170601.mp3"][/audio]   [google_maps id="14044"]
En savoir plus

Radio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background