“Incúria” do Estado nas reformas de emigrantes, a nova causa da Aliança. É a nova causa do partido de Santana Lopes. Reformas de emigrantes pagas por outros países estão “suspensas” porque a Segurança Social portuguesa não passa uma certidão. Vídeo no You Tube denuncia “incúria” do “Estado que temos”.
Alfa/Expresso. Por Ângela Silva
A Aliança tem um novo vídeo no Youtube, desta vez para denunciar a situação de emigrantes portugueses no Luxemburgo que estarão impedidos de receber a reforma a que têm direito por responsabilidade das instituições portuguesas.
A porta-voz é Rosário Águas, ex-membro dos Governos de Durão Barroso e de Santana Lopes, na altura pelo PSD, e atual militante da Aliança. « Parece mentira, mas não é. É o estado a que o nosso Estado chegou. Uma máquina trituradora de impostos que não consegue retribuir os mais elementares direitos », ouve-se no vídeo, que denuncia a situação de « muitos emigrantes portugueses no Luxemburgo que estão impedidos de receber a sua reforma por incúria do Estado português ».
« São portugueses que partiram há 20 ou mais anos à procura da vida que o país não lhes conseguia oferecer e que tendo reunido todas as condições para aceder à reforma ficam dependentes da emissão de um certificado pelas instituições portuguesas », explica Rosário Águas, « o conhecido certificado E305 ».
Segundo as informações difundidas no vídeo da Aliança, « a Segurança Social arrasta estes processos durante meses e nalguns casos anos, retardando a emissão do certificado sem o qual não têm direito à reforma, paga pelo Governo do Luxemburgo ».
« A Aliança não se conforma com esta situação e assume esta causa », concluem, acrescentando mais uma achega para o dossié das falhas do Estado. À espera de Marcelo?