‘Startup’ francesa constrói fábrica de mosquitos para combater dengue na Austrália

Publié le 26 août 2020

‘Startup’ francesa constrói fábrica de mosquitos para combater dengue na Austrália

facebook sharing button
Alfa/Lusa/AFP
twitter sharing button
email sharing button
A ‘startup’ francesa InnovaFeed anunciou hoje que vai construir na Austrália uma fábrica destinada a criar mosquitos à escala industrial, para combater doenças transmitidas por estes insetos aos humanos, como dengue.

O projeto faz parte de uma parceria com o Programa Mundial sobre Mosquitos (WMP, na sigla em inglês), um programa de investigação australiano sem fins lucrativos.

As instalações, cuja localização não foi divulgada, serão o “primeiro local de reprodução de mosquitos à escala industrial”, afirmaram os dois parceiros em comunicado conjunto, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O programa desenvolveu há quase dez anos um processo para inocular fêmeas de mosquitos com uma bactéria naturalmente presente em “60% dos insetos do mundo”, chamada Wolbachia, destinada a “eliminar a transmissão de vírus [dengue, em particular] aos humanos”, disse Bruno Col, porta-voz do WMP, à AFP.

O programa de investigação, financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, já realizou várias libertações de mosquitos portadores desta bactéria na Austrália, Brasil, Nova Caledónia e Indonésia.

Na Indonésia, o WMP realizou um estudo de impacto numa população de cerca de 300 mil pessoas, indicando a redução em 77% da incidência de dengue nas áreas onde a bactéria foi introduzida, informou o porta-voz.

Com a proliferação de mosquitos e a propagação cada vez mais rápida de doenças transmitidas aos humanos por estes insetos – além de dengue, também zika, Chikungunya e febre amarela -, o programa quer passar a uma velocidade superior.

“A ideia é poder ajudar cidades maiores com vários milhões de pessoas”, disse Aude Guo, cofundadora do InnovaFeed, à AFP.

Cerca de 600 pessoas morreram de dengue no Brasil, em 2019. A doença provoca febres altas, dores articulares e fadiga e pode ser fatal, numa pequena percentagem de casos.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background
Powered by Live Score & Live Score App