UEFA aumenta significaticamente verbas a distribuir na Liga dos Campeões

A UEFA anunciou hoje um acréscimo significativo na verba a distribuir pelos clubes participantes na Liga dos Campeões de futebol, que chegará aos 1,9 mil milhões de euros na época de 2018/19.

O crescimento é de perto de um terço, já que na época que acabou o valor foi de 1,4 mil milhões de euros.

Segundo as novas regras, o apuramento para a fase de grupos passa a valer 15,25 milhões, a vitória 2,7 milhões e o empate 900 mil euros, por cada clube. O triunfo no torneio valerá 19 milhões.

É igualmente introduzido um ‘ranking’ que tem por base o desempenho ao longo de um período de 10 anos, para distribuir um montante total de 585,05 milhões de euros, divido em « parcelas de coeficiente ».

Cada parcela tem um valor de 1,108 milhões de euros. O clube pior posicionado entre os participantes receberá uma parcela (1,108 milhões de euros), depois, uma parcela será adicionada por cada lugar acima no ‘ranking’, com o clube mais bem posicionado a receber 32 parcelas (35,46 milhões de euros).

Ou seja, o Real Madrid – clube que liderará o ‘ranking’ – recebe à cabeça mais de 50 milhões de euros, entre a verba do seu coeficiente e a fase de grupos.

Na Liga Europa, o prémio global é de 560 milhões de euros, com cada um dos 48 clubes da fase de grupos a receber 2,92 milhões de euros.

Para 2018/2019, haverá 30 milhões de euros para os clubes envolvidos no ‘play-off’ da ‘Champions’. Os que forem eliminados receberão um pagamento fixo de cinco milhões de euros e os que vencerem não receberão qualquer pagamento específico, mas sim a verba destinada à fase de grupos.

Na próxima época, o FC Porto tem entrada direta na fase de grupos da ‘Champions’, depois de ter conquistado o título nacional em 2017/18, enquanto o ‘vice’ Benfica vai entrar na terceira pre-eliminatória.

No que respeita à Liga Europa, e face à eliminação ‘administrativa’ do Desportivo das Aves, vencedor da Taça de Portugal, o Sporting entre direto na fase de grupos, o Sporting de Braga na terceira pré-eliminatória e o Rio Ave na segunda.

Distribuição das verbas na Liga dos Campeões a partir da fase de grupos (total de 1,95 mil milhões de euros):

– 25 por cento destinados às quantias base de participação (488 milhões de euros).

Cada um dos 32 clubes qualificados para a fase de grupos receberá um prémio de participação de 15,25 milhões de euros.

– 30 por cento destinados aos montantes fixos de desempenho (585 milhões de euros).

Serão pagos bónus de desempenho por cada jogo na fase de grupos: 2,7 milhões de euros por vitória, 900 mil euros por empate. Os montantes não distribuídos (900 mil euros por empate) serão somados e redistribuídos depois proporcionalmente pelos clubes participantes na fase de grupos em função do número de vitórias somadas.

– 30 por cento distribuídos com base nos rankings de coeficiente de desempenho dos últimos dez anos (585 milhões de euros).

– 15 por cento canalizados para os montantes variáveis (quota de mercado) (292 milhões de euros).

Os clubes que se apurem para a fase a eliminar podem contar receber as seguintes quantias:

Qualificação para os oitavos-de-final: 9,5 milhões de euros por clube.

Qualificação para os quartos-de-final: 10,5 milhões de euros por clube.

Qualificação para as meias-finais: 12 milhões de euros por clube.

Qualificação para a final: 15 milhões de euros por clube.

O vencedor receberá uma quantia adicional de 4 milhões de euros.

Alfa/Lusa.

Article précédentRonaldo cai para terceiro na lista dos mais bem pagos
Article suivantAL-HILAL CONFIRMA JORGE JESUS