Inês Henriques conquista ouro em Berlim. “Já estava num estado em que podia cair para o lado a qualquer momento”
A portuguesa venceu a prova dos 50km de marcha dos Campeonatos da Europa de Atletismo na manhã desta terça-feira.
Inês Henriques era já uma das favoritas ao ouro, e conquistou-o na manhã desta terça-feira, na prova dos 50km de marcha dos Campeonatos da Europa de Atletismo, em Berlim.
A portuguesa era uma das 19 atletas inscritas na prova que marchavam desde as 7h35, hora de Lisboa (8h35 em Paris).
Em Agosto do ano passado, Inês Henriques conquistou a medalha de ouro e foi a primeira campeã mundial da distância com um tempo de 4h05m56s.
Inês Henriques liderou a prova, hoje, em Berlim, desde o início, concluindo a distância em 4:09.21 horas, impondo-se à ucraniana Alina Tsviliy e à espanhola Julia Takács, segunda e terceira classificadas, respetivamente.
Inês Henriques: « Estou a fazer história »
No fim da prova, a atleta portuguesa de 38 anos, coroada campeã europeia de 50 quilómetros marcha esta terça-feira, reagiu à vitória:
« Inicialmente foi fácil, mas tive de gerir muito bem a vantagem nos últimos 15km, fazer o melhor possível. Na parte final estava a fazer 5.30 por km, mas consegui, estou muito satisfeita por isso », começou por analisar Inês Henriques, em declarações à Sport TV, logo após ter cortado a meta da prova de 50 quilómetros de marcha nos Europeus de Berlim, na qual viria a sagrar-se campeã.
« Estou a fazer história », acrescentou, antes de confessar: “Já estava num estado em que podia cair para o lado a qualquer momento”
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta terça-feira Inês Henriques pela conquista do título europeu através de uma mensagem divulgada no site da Presidência.
« Depois do recorde do mundo da modalidade e do título mundial, ambos conquistados em 2017, uma vez mais a atleta portuguesa de marcha nos enche de orgulho e alegria. Agora, em Berlim, Inês Henriques veio confirmar o excelente resultado do ano passado em Londres, alcançando o título europeu dos 50 quilómetros de marcha », escreveu o chefe de Estado.