« Podem viajar para Portugal »- o que precisa saber para o fazer. Exclusivo. Entrevista com Berta Nunes

Volte a ouvir aqui uma entrevista exclusiva à Rádio Alfa, na sexta-feira, dia 09, da secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes (que é médica de profissão).

Em foco as viagens dos portugueses (e seus descendentes) residentes em França e na Europa para Portugal, depois de um membro do Governo francês ter « desaconselhado » as viagens para Espanha e Portugal.

Uma longa entrevista conduzida pela jornalista Olívia Vaz, que inclui outros assuntos, muitos deles ligados à situação sanitária em Portugal e às regras que deverão ser cumpridas por todos no país.

Ouça aqui a entrevista à Rádio Alfa, na íntegra: 

 

Olívia Vaz, jornalista da Alfa:

Saiba mais aqui, sobre as viagens a Portugal:

França esclarece que viagens a Portugal não estão proibidas

Vitória SC vence FC Porto por 1-3 e garante ‘final four’

O Vitória SC garantiu a presença na ‘final four’ da Taça de Liga de futebol, ao vencer na visita ao FC Porto por 1-3, no último jogo dos quartos de final, no qual esteve em desvantagem.

No Estádio do Dragão, no Porto, os ‘azuis e brancos’ colocaram-se em vantagem aos oito minutos, mas ainda antes do intervalo, aos 31, Nelson Oliveira repôs a igualdade, na conversão de uma grande penalidade.

No segundo tempo, Samu deu vantagem aos vimaranenses, aos 53, e oito minutos depois viu ser-lhe anulado um golo por fora de jogo, tendo Camara estabelecido o resultado final, de penálti, aos 79.

Na meia-final da ‘final four’, o Vitória de Guimarães vai defrontar o Sporting, enquanto o outro finalista da competição sairá do embate entre o Benfica, detentor do troféu, e o Sporting de Braga.

A Taça da Liga cumpre esta época a 19ª edição, estando os primeiros jogos da ‘final four’ marcados para 06 e 07 de janeiro e a final em 10, com todos a decorrerem no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

 

Resultados dos quartos de final da edição 2025/26 da Taça da Liga de futebol:

– Terça-feira, 28 out:

(+) Sporting – Alverca, 5-1

– Quarta-feira, 29 out:

(+) Sporting de Braga – Santa Clara, 5-0

(+) Benfica – Tondela, 3-0

– Quinta-feira, 04 dez:

FC Porto – (+) Vitória SC, 1-3

(+) – Qualificado para a ‘final four’.

– ‘Final four’, em Leiria:

Meias-finais (06 e 07 jan 2026)

Sporting – Vitória SC

Benfica – Sporting de Braga

Final (10 jan)

Sporting/Vitória SC – Benfica/Sporting de Braga

 

Com Agência Lusa.

« Os russos estão a divertir-se »: O jogo de Vladimir Putin entre ameaças aos europeus e negociações de paz com os americanos

A longa reunião em Moscovo entre os americanos e os russos não resultou em qualquer progresso no conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Mas serviu os interesses do autocrata russo.

Um Olhar Europeu com Franceinfo /

Todos estes pontos de discórdia dão aos europeus a impressão de estarem a andar em círculos, mas não impediram o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, de afirmar que Moscovo está disposta a encontrar-se com os responsáveis americanos « tantas vezes quantas as necessárias » para encontrar uma saída para a guerra. Que saída? Entre sorrisos com os diplomatas americanos, Vladimir Putin, que se julga em vantagem no campo de batalha, mantém os seus objetivos em mente.

Com uma vantagem no terreno, o Kremlin acredita que pode ganhar a guerra. As tropas russas estão em vantagem no Leste da Ucrânia. De acordo com os dados analisados pela AFP do Instituto Americano para o Estudo da Guerra, conquistaram uma média de 467 km2 por mês durante 2025, uma aceleração em relação a 2024. Na segunda-feira, Moscovo reivindicou a captura de Pokrovsk, um importante centro logístico para o exército ucraniano.

Poupar tempo para ganhar terreno
Por mais pesadas que sejam as perdas da Rússia – cerca de 150 mil soldados foram mortos desde fevereiro de 2022, segundo a BBC e o meio de comunicação russo Mediazona – o autocrata russo acredita que pode atingir os seus objetivos militares na Ucrânia, a começar pela anexação total do Donbass. « Esta questão foi amplamente levantada na terça-feira à noite pelo Kremlin, que exige a evacuação das tropas ucranianas do Donbass, uma exigência que Kiev recusou », sublinha Igor Delanoë, investigador associado do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas (Iris).

« A questão do Donbass é altamente simbólica e Vladimir Putin teria dificuldade em declarar vitória sem obter este território » disse à Franceinfo.

Os russos esperam também que o campo americano apoie o seu pedido de não adesão da Ucrânia à NATO, tal como exigido por Kiev. Esta questão « foi discutida », segundo Yuri Ushakov, conselheiro diplomático da presidência russa, e fazia parte do plano de paz elaborado por Washington. « Esta questão é muito importante para Vladimir Putin, que não quer ver tropas estrangeiras em território ucraniano », observa Igor Delanoë.

 

Tranquilizar os russos

A reunião foi também uma oportunidade para Vladimir Putin enviar um sinal à opinião pública russa. Uma sondagem realizada em outubro mostrava que 83% dos russos se diziam « cansados » ou « muito cansados » da guerra e que 52% eram a favor de « negociações de paz », como referiu o meio de comunicação social russo Vot-Tak. « Esta reunião é também uma forma de comunicar com o povo russo, que está pronto para a cessação das hostilidades », resume Igor Delanoë. »Há um desejo de mostrar que está a ter discussões com os americanos, entre grandes potências, com toda uma encenação antes desta sequência ».

Em todo o caso, o impasse das negociações é favorável a Moscovo. « Os russos vão jogar o jogo da diplomacia enquanto sentirem que é do seu interesse, sobretudo porque detêm a iniciativa estratégica no terreno », diz Igor Delanoë. »Os russos estão a divertir-se muito », observa Carole Grimaud, especialista em geopolítica russa e professora na Universidade Paul-Valéry de Montpellier. »Esta é a sexta reunião deste género com o enviado americano e não discutiram os pormenores, mas concordaram em estar mais de acordo », sublinha.

Enquanto Moscovo acredita que pode esperar, o apoio dos EUA continua a ser crucial para Kiev, apesar da cessação da ajuda militar e humanitária direta desde o início do ano. Os serviços secretos americanos continuam a partilhar muitas informações com o exército ucraniano. Mas Donald Trump ameaçou várias vezes manter os ucranianos na ignorância. O Presidente americano, que se encontrou a sós com o homólogo russo no Alasca, em agosto, também se mostrou aberto ao levantamento das sanções contra a Rússia. Isto é suficiente para assustar os europeus, que têm tentado manter Washington do seu lado desde que foi apresentada a primeira versão de um plano de paz favorável a Moscovo.

Manter a Ucrânia e a Europa separadas:
Não é por acaso que o Kremlin promete a Donald Trump parcerias financeiras em caso de paz.« O encontro de terça-feira também se centrou nas possibilidades de cooperação económica », sublinha Carole Grimaud. Tudo isto deve agradar ao autoproclamado rei americano dos negócios, que aponta frequentemente o dedo ao custo financeiro do conflito. Tudo isto alimenta os receios europeus de que a administração Trump sacrifique a soberania da Ucrânia e ponha em causa a segurança do velho continente.

Ao excluir os europeus das negociações, a Rússia está a tentar desestabilizar a União Europeia e os seus vizinhos, como já está a fazer com a sua guerra híbrida. « Não temos qualquer intenção de travar uma guerra contra a Europa, mas se a Europa quiser fazê-lo e começar, estamos prontos para o fazer agora », declarou Vladimir Putin algumas horas antes da reunião.

« Vladimir Putin considera que a Europa não tem uma palavra a dizer, porque é a parte que está a impor restrições e a impedir que este processo de paz se concretize. Os russos vêem os europeus como co-beligerantes, mas também acreditam que a UE é impotente e que os 27 Estados membros estão divididos », acrescenta Igor Delanoë.

É lógico, portanto, que os europeus, diretamente afetados pela guerra na Ucrânia, sejam os grandes ausentes da reunião de Moscovo. « Os russos querem chegar a um acordo com os americanos, em detrimento dos ucranianos e dos europeus », observa Igor Delanoë. O especialista sublinha que a diplomacia russa considera que Washington, « com razão ou sem ela », « tem a chave das negociações ».« Para os russos, os europeus acabarão por ser obrigados a adotar a posição americana ».

Um cálculo que é « bastante arriscado, dado o foco das capitais europeias neste momento », acrescenta Delanoë. Diplomatas alemães afirmaram que a Rússia não está « em modo de negociação » para encontrar uma solução diplomática para o conflito. « É mais um disparate do Kremlin, vindo de um presidente que não leva a paz a sério », foi a reação do porta-voz do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na quarta-feira. A União Europeia e os seus parceiros têm trabalhado intensamente com os ucranianos nos últimos dias para influenciar as conversações russo-americanas.

Ainda na quarta-feira, o negociador de Kiev, Rustem Ummyerov, explicou que se tinha reunido em Bruxelas (Bélgica) com representantes europeus, nomeadamente de França, Alemanha e Reino Unido, bem como da UE e da NATO. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou por seu lado que, para contrariar a narrativa russa, iria então começar a « preparar » um encontro nos Estados Unidos com os emissários de Donald Trump.
Fabien Jannic-Cherbonnel / 4 dezembro 2025
Edição e Tradução / Joana Bénard da Costa – RTP

Greve Geral: TAP cancela voos no dia 11 de dezembro

0

A TAP está a cancelar voos no dia 11 de dezembro, dia em que está marcada uma greve geral em Portugal, e está a contactar os passageiros com alternativas, segundo um aviso no ‘site’ da companhia aérea.

“Devido à greve geral em Portugal e por forma a evitar constrangimentos nas viagens dos seus clientes, a TAP está a cancelar voos do dia 11 de dezembro”, indicou.

Segundo a TAP, “os clientes estão a ser contactados com uma alternativa, caso tenham o seu voo cancelado”, indicando ainda que, “se o passageiro quiser proativamente antecipar ou adiar o seu voo desse dia para os três dias antes ou depois, poderá fazê-lo, sem custos” no ‘site’ e aplicação da TAP ou nas agências de viagens.

A TAP acordou serviços mínimos com vários sindicatos para esse dia.

O acordo divulgado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) foi com o Sitava – Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, o Sitema – Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves, o SIMA – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins e o SNPVAC – Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil.

A transportadora contará com três voos de ida e volta para os Açores e dois para a Madeira, e um voo de ida e volta para os seguintes países: Bélgica, Luxemburgo, Reino Unido, Alemanha, Suíça, França, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Estão ainda contemplados três voos de ida de volta para o Brasil e dois para os EUA.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) garantiu, por seu lado, que « cumprirá os serviços mínimos que vierem a ser fixados » na greve geral e tem marcada uma assembleia-geral extraordinária para sexta-feira, para que os pilotos associados decidam se aderem à paralisação.

Rádio Alfa com LUSA

Falha grave leva à recolha mundial de sensores de glicemia FreeStyle Libre 3

0

Uma vasta campanha de recolha de sensores de glicemia está em curso em dezassete países, incluindo França e Estados Unidos, após a identificação de um mau funcionamento que poderá estar ligado a sete mortes, anunciou esta quarta-feira à AFP a empresa farmacêutica Abbott.

Esta operação diz respeito a “alguns sensores FreeStyle Libre 3 e FreeStyle Libre 3 Plus” utilizados por doentes diabéticos, detalhou a responsável num comunicado, explicando que “testes internos determinaram que alguns destes sensores poderiam fornecer medições incorretas de glicemia baixa”.

A empresa afirmou ter recebido até à data relatos que dão conta de sete mortes e de 736 incidentes graves que poderão estar relacionados com este mau funcionamento.

Utilizados na gestão da diabetes, os sensores de glicemia fazem um acompanhamento contínuo da glucose e ajudam assim os doentes a prevenir o risco de hipoglicemia ou hiperglicemia, que, sem tratamento, podem provocar coma ou causar a morte.

Os dispositivos defeituosos estão ligados a uma única cadeia de produção, precisou a empresa, que alertou as autoridades de saúde dos países onde foram comercializados e iniciou uma ação de recolha.

Só nos Estados Unidos, estima a Abbott, terão sido distribuídos cerca de 3 milhões de sensores defeituosos.

Os outros países envolvidos são a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, o Canadá, a Dinamarca, a Espanha, a Finlândia, a França, a Itália, o Luxemburgo, os Países Baixos, a Nova Zelândia, a Noruega, a Suécia, a Suíça e o Reino Unido.

Rádio Alfa com AFP

Descoberta de bactérias bloqueia milhões de garrafas Perrier

0

A produção de Perrier está novamente perturbada após a descoberta de bactérias em duas captações. Milhões de garrafas estão bloqueadas e o futuro do sítio de Vergèze (Gard) preocupa os habitantes, numa altura em que a marca atravessa uma série de crises que fragilizam a sua denominação e a sua imagem.

No dia 3 de dezembro, era difícil aproximar-se da fábrica Perrier. A marca não deseja alongar-se sobre as revelações dos nossos colegas da Radio France. A interrupção da produção em duas captações, nomeadamente, deve-se à presença de bactérias. Por precaução, 4 milhões de garrafas estão, por agora, bloqueadas na fábrica. Uma fábrica que dá trabalho a um milhar de pessoas na aldeia vizinha. Este novo episódio suscita preocupações quanto ao futuro do sítio.

“Isso vai pôr mais mil pessoas no desemprego”, lamenta um morador. Sentimento partilhado por outra: “Mesmo aqueles que não trabalham na Perrier têm alguém na família que trabalhou na Perrier. E se já não houver nada, o que fazemos? É uma aldeia que morre.”

Em Vergèze (Gard), a Perrier continua a ser um símbolo, apesar das convulsões que fragilizam a marca há vários meses. Primeiro, a revelação do uso de filtros, proibidos para beneficiar da designação “água mineral natural”. Desde que alguns desses filtros foram retirados, as contaminações por bactérias multiplicaram-se: vinte e sete episódios sinalizados desde o mês de maio.

No entanto, os habitantes de Vergèze mantêm a sua confiança na marca. “Até agora, a água não apresentou perigo. Enfim, a água que estava à venda, pelo menos, não apresentou perigo. E isso parece-me o essencial”, conta uma moradora. “Os mais velhos bebem água Perrier há 30 ou 40 anos. Ainda estão vivos, até os reformados”, sublinha outro.

A Nestlé Waters, proprietária da Perrier, afirma que a sua água pode ser bebida em total segurança, mesmo que tenham sido detetadas bactérias. Num comunicado, a marca precisa: “As análises de verificação realizadas posteriormente afastaram qualquer contaminação. Após uma suspensão temporária, a produção foi retomada de acordo com os contactos com a ARS, a Agência Regional de Saúde.”

Poderá a exploração da nascente Perrier prosseguir? Sob que denominação? O prefeito do Gard deverá decidir até ao final do ano.

Rádio Alfa com France Info

Tribuna Desportiva – 01 Dezembro 2025

Um programa de Manuel Alexandre com Armindo Faria, Marco Martins e Eric Mendes. Atualidade Desportiva, Entrevistas, Comentários, Crónicas e Reportagens.

Tribuna Desportiva é um programa desportivo da Rádio Alfa às Segundas-feiras, entre as 21h e as 23h. Redifusão às zero horas, na noite de quarta para quinta-feira (seguinte).

Primeira Hora:

 

Segunda Hora:

.

[PODCAST] Tribuna Desportiva – Rádio Alfa 21h-23h com Manuel Alexandre Armindo Faria Marco Martins e Eric Mendes
.
Esta semana:
•Marcio Arruda – Jornalista Especialista F1
•Bino Maçães – Selecionador Sub17 (Canal 11) FIFA
•Pedro Proença (Seleções de Portugal ), Mateus Mide, Rafael Quintas, Romário Cunha e Anísio Cabral – Jogadores Sub 17 (Canal 11)
•Carlos Diniz – Antigo Selecionador Sub15, 17, 18, 19, 20 Seleções de Portugal
•Marcio Sousa – Antigo Sub17
•Mapril Baptista – Presidente US LUSITANOS de SAINT-MAUR Coupe de France Crédit Agricole Lusitanos – Lille
•Olivier Létang – Presidente Lille LOSC
.
Ciclismo
.
*Pode Participar na Tribuna Desportiva – Rádio Alfa através do ‘Watsalfa’ +33 6 62 10 98 60.
.
** Programa com redifusão às zero horas na noite de quarta para quinta-feira e Podcast em radioalfa.net
.

Putin diz que a Rússia está “preparada” para um conflito com a Europa, apesar das negociações de paz com a Ucrânia

Num contexto em que a Rússia e a Ucrânia continuam em negociações para tentar chegar a um tratado de paz, Vladimir Putin afirmou esta terça-feira, que Moscovo está “preparado” para um eventual conflito armado com a Europa — caso este seja desencadeado pelos próprios europeus.

“Não tencionamos fazer guerra à Europa, mas se a Europa o quiser e der início, estamos preparados desde já”, declarou o presidente russo aos jornalistas, acusando os países europeus de procurarem “impedir” os esforços dos Estados Unidos para pôr fim à guerra na Ucrânia.

Putin considerou ainda que os europeus estão “incomodados” por terem sido afastados das negociações. “Afastaram-se eles próprios, foi uma iniciativa deles”, afirmou. O chefe de Estado russo acusou também os líderes europeus de não apresentarem “qualquer proposta de paz” e de estarem “do lado da guerra”.

O presidente russo apelou aos governos europeus para deixarem de alimentar a “ilusão” de que podem impor uma “derrota estratégica à Rússia” e para “regressarem à realidade”, tendo em conta “a situação no terreno”.

Vladimir Putin deverá reunir-se ao final da tarde, no Kremlin, com o emissário norte-americano Steve Witkoff e com Jared Kushner, genro de Donald Trump, para discutir o plano apresentado por Washington há duas semanas e que está a ser negociado paralelamente com a Ucrânia.

Putin anunciou também que a Rússia irá “alargar o conjunto de alvos” contra navios que entrem em portos ucranianos, após ataques realizados por Kiev a dois petroleiros ligados a Moscovo, em águas territoriais turcas, no mar Negro.

Com Agências

Futsal/Mundial feminino: Portugal goleia Itália e apura-se para as meias-finais

A seleção portuguesa feminina de futsal apurou-se hoje para as meias-finais do Campeonato do Mundo, ao golear por 7-2 a Itália, marcando encontro com a Argentina na próxima ronda da competição que decorre nas Filipinas.

Em Manila, a equipa lusa ultrapassou o duelo dos quartos de final com golos de Carolina Pedreira (06 minutos), Lídia Moreira (06, 21 e 35), Janice Silva (24 e 39) e Kika (28), sendo que Erika Ferrara (10, de grande penalidade) e Sara Boutimah (29) marcaram para as italianas.

Portugal terá agora pela frente a Argentina nas meias-finais, num encontro agendado para sexta-feira, às 10:00 (hora em Lisboa), enquanto a outra meia-final vai opor a campeã europeia Espanha ao vencedor da partida entre Brasil e Japão, que hoje se defrontam.

A primeira edição do Mundial feminino de futsal decorre em Manila até domingo, dia em que se realiza a final e o encontro de atribuição do terceiro lugar.

 

Com Agência Lusa.

Presidente da República passou bem a noite e poderá ter alta na quarta-feira

O Presidente da República, operado na segunda-feira a uma hérnia encarcerada, passou bem a noite e poderá ter alta na quarta-feira, se tudo estiver a correr bem, segundo a presidente do Hospital de São João, no Porto.

*****Notícia Atualizada*******

“O senhor Presidente da República passou a noite muito bem, agora de manhã conversou connosco, está bem disposto, está a evoluir favoravelmente, de resto como era expectável e podemos dizer que está a decorrer um pós-operatório de uma forma tranquila, adequada”, informou a presidente da Unidade de Saúde Local São João (ULSSJ).

Numa conferência de imprensa para fazer um ponto de situação, Maria João Baptista, disse que Marcelo Rebelo de Sousa terá agora de se alimentar e levantar-se, para a equipa médica perceber como está e, estando tudo bem, fará apenas análises e é expectável que possa ter alta na quarta-feira.

“É expectável que fique cá hoje e acreditamos que possa ter alta a curto prazo. Hoje ficará cá. Se tudo como tem estado a correr e estiver tudo bem, acreditamos que poderá ter alta amanhã [quarta-feira]. O senhor Presidente da República está perfeitamente tranquilo”, acrescentou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi admitido na segunda-feira à noite no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, na sequência de uma paragem de digestão, indicou a Presidência da República.

Na página oficial na Internet, a Presidência da República explicou que o chefe de Estado sentiu-se indisposto « quando regressava de Amarante, das exéquias do Engenheiro António Mota », em Amarante.

Na declaração à imprensa, cerca das 22:00 de segunda-feira, Maria João Baptista explicou que a decisão de se proceder a uma cirurgia decorreu ainda do facto de Marcelo Rebelo de Sousa « já ter sido submetido a uma cirurgia prévia por uma hérnia semelhante a este quadro que tem neste momento ».

De acordo com a representante, uma hérnia « corresponde a uma área da parede abdominal que é mais frágil e que permite que uma parte do intestino passe através dos tecidos », comprometendo « a capacidade de irrigar os tecidos ».

Marcelo Rebelo de Sousa, 76 anos, presidiu durante a manhã de segunda-feira, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, às comemorações de homenagem aos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, que celebra o restabelecimento da independência nacional em 1640, e seguiu depois para as cerimónias fúnebres do antigo presidente da Mota-Engil, António Mota.

 

Com Agência Lusa.

Macron defende plano de paz com a Ucrânia e os europeus sentados à mesa

O Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou hoje que um plano de paz só pode ser « finalizado » com a Ucrânia e os europeus « sentados à mesa ».

 

Um plano de paz entre a Rússia e a Ucrânia só poderá ser finalizado com Kiev e os europeus « sentados à mesa », declarou hoje Emmanuel Macron, durante uma conferência de imprensa com o seu homólogo Volodymyr Zelensky, em Paris.

« Não existe, em rigor, um plano finalizado hoje sobre as questões territoriais. Só poderá ser finalizado pelo Presidente Zelensky », afirmou Macron, acrescentando que « mediadores americanos viajarão para Moscovo nas próximas horas ».

« Sobre as questões dos ativos congelados, das garantias de segurança, da adesão à União Europeia e das sanções europeias, (este plano) só poderá ser finalizado com os europeus sentados à mesa. Portanto, ainda estamos numa fase preliminar », referiu.

E adiantou que « a Ucrânia é o único país que pode tomar decisões sobre o seu território ».

Depois de se ter reunido em Paris com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, o chefe de Estado francês acusou a Rússia de « não dar qualquer sinal de querer a paz », que, segundo ele, « é procurada por americanos, ucranianos e europeus ».

Zelensky, que é esperado na Irlanda na terça-feira, segundo avança a agência AFP, afirmou que a Rússia não deve ser recompensada pela invasão da Ucrânia.

Macron e Zelensky realizaram hoje uma videoconferência em Paris com o enviado especial dos Estados Unidos para a Ucrânia, Steve Witkoff, segundo fontes do Palácio do Eliseu.

Além de Witkoff, que viaja hoje para Moscovo, Macron e Zelensky conversaram ainda com o negociador-chefe ucraniano, Rustem Umerov, oito líderes europeus, os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia e o secretário-geral da NATO, acrescentaram as fontes.

 

Com Agência Lusa.

Flash Info

Flash INFO

0:00
0:00
Advertising will end in 

Journal Desporto

0:00
0:00
Advertising will end in 

x