O Sporting de Braga isolou-se no segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Boavista por 1-0, em jogo da 16ª jornada, em que o Benfica regressou aos triunfos.
Os minhotos colocaram-se no segundo posto, a três pontos do líder FC Porto, de forma provisória, graças a um tento de Ricardo Horta, aos 25 minutos, que deu à formação do técnico Abel Ferreira a oitava vitória em casa, em nove jogos.
Depois da vitória do Benfica por 4-2 em casa sobre o Rio Ave, os bracarenses precisavam de vencer para voltarem a estar à frente dos vice-campeões nacionais na tabela classificativa, colocando ainda pressão sobre os ‘dragões’ e o Sporting, que apenas jogam na segunda-feira.
Do outro lado, as dificuldades continuam para o Boavista quando não joga em casa, uma vez que não consegue ganhar fora do Estádio do Bessa desde a primeira jornada (vitória por 2-0 em Portimão).
Os ‘axadrezados’ seguem em 13º lugar, com 16 pontos, mais quatro que os clubes em zona de despromoção, mas ainda pode cair para 14º, se o Tondela vencer o Sporting na segunda-feira.
Na estreia de Bruno Lage no comando técnico, o Benfica teve de se aplicar para dar a volta a uma desvantagem de 2-0 no Estádio da Luz, que o Rio Ave, também a viver o primeiro jogo com o novo treinador, Daniel Ramos, tinha imposto nos primeiros 20 minutos.
O brasileiro Gabrielzinho fez o primeiro golo aos 17, numa boa jogada dos forasteiros, antes de Bruno Moreira fazer o segundo, de cabeça, três minutos depois, mas até ao intervalo o Benfica ainda conseguiu o empate.
Seferovic e João Félix, duas novidades no ‘onze’ das ‘águias’, marcaram aos 27 e aos 31, respetivamente, antes de bisarem na segunda parte, primeiro pelo luso, aos 64, e depois pelo avançado suíço, aos 70.
Depois do ‘susto’, os lisboetas chegaram aos 35 pontos e subiram ao segundo lugar da I Liga, tendo sido desalojados pouco depois pelo Braga para o terceiro, também provisório, ultrapassando o Sporting e regressando às vitórias após o desaire em Portimão (2-0), que precipitou a saída do treinador Rui Vitória.
Em Santa Maria da Feira, o Santa Clara esteve a ganhar por 2-0, com golos de Zé Manuel, aos 43, e Bruno Lamas, aos 48, mas o Feirense recuperou e conseguiu o empate, marcando por Edinho, de penálti, aos 59, e pelo colombiano Valencia, aos 65.
Apesar de ter ‘resgatado’ um ponto, a formação de Nuno Manta Santos somou o 14º jogo seguido sem ganhar, ainda que tenha subido ao 16º lugar da liga, com 12 pontos, ainda abaixo da ‘linha de água’.
Do lado dos açorianos, este foi o segundo jogo sem vencer e a equipa de João Henriques segue no nono lugar, com 21 pontos.
Não houve golos em Setúbal, no embate entre o Vitória e o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, com ambas as equipas a prolongarem a ‘crise’ de resultados no Estádio do Bonfim.
A equipa da casa segue em 12º lugar, com 18 pontos, após o quinto jogo sem ganhar, ainda que tenha perdido os quatro anteriores, enquanto os flavienses seguem em 18º e último lugar, com nove pontos, e há 11 jogos seguidos sem conseguir vencer.
O Belenenses igualou hoje os 25 pontos do Vitória de Guimarães, ao bater os minhotos por 1-0 no Estádio do Jamor, graças a um golo do brasileiro Henrique Almeida, aos 31 minutos.
Os ‘azuis’ venceram em casa pela quarta vez e subiram ao sexto lugar, com os mesmos pontos dos vimaranenses, sendo que o Moreirense tem os mesmos 25 pontos e joga na segunda-feira em casa, frente ao Desportivo das Aves.
Na segunda-feira, a 16ª jornada encerra com o campeão FC Porto a receber o Nacional, pelas 22:15, já depois do Tondela-Sporting e do Moreirense-Desportivo das Aves.
Resultados da 16ª jornada da I Liga de futebol:
– Sábado, 05 jan:
Marítimo – Portimonense, 2-1 (1-0 ao intervalo)
– Domingo, 06 jan:
Belenenses – Vitória de Guimarães, 1-0 (1-0)
Feirense – Santa Clara, 2-2 (0-1)
Vitória de Setúbal – Desportivo de Chaves, 0-0
Benfica – Rio Ave, 4-2 (2-2)
Sporting de Braga – Boavista, 1-0
– Segunda-feira, 07 jan:
Moreirense – Desportivo das Aves, 18:00
Tondela – Sporting, 20:00
FC Porto – Nacional, 22:15
Alfa/Lusa.