Morreu Richard Demarcy. O filho, Emmanuel Demarcy-Mota, fala da sua ligação a Portugal

Morreu Richard Demarcy, 76 anos, dramaturgo francês com profunda ligação a Portugal. Foi casado com a atriz portuguesa Teresa Mota e era pai de Emmanuel Demarcy-Mota, ambos amigos da Rádio Alfa. Ministro português da cultura lamentou a morte daquele que foi um dos primeiros encenadores a levar Fernando Pessoa aos palcos franceses.

O ministro português da Cultura, Luís Filpe Castro Mendes, lamentou a morte de um « autor poeta, que tinha na partilha e na palavra a inteligência e a sensibilidade do mundo ».

« Era um homem de ação, poeta e explorador, curioso sobre os outros e o mundo, apaixonado por África em particular », lê-se em comunicado. O ministro realçou também o facto de ele ter sido um dos primeiros encenadores a levar Fernando Pessoa aos palcos franceses.

Foi um grande dramaturgo e encenador, escreveu peças de teatro e também novelas e poesia, foi fundador com Teresa Mota do Naïf Théatre. Foi igualmente militante e homem solidário, esteve durante a « revolução dos cravos » em Portugal, onde escreveu e levou à cena diversas peças nessa e noutras épocas posteriores. Era antifascista e entusiasmou-se com o 25 de abril de 1974.

Esteve muito recentemente de férias em Portugal, já doente, com o filho Emmanuel, reputado encenador e diretor do Théatre de la Ville, em Paris, que colabora regularmente com a Rádio Alfa.

Foi mestre de conferências no Institut d’Etudes Théatrales Sorbonne Nouvelle. Era doutorado em Sociologia e fora condecorado pela França com o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras. Era, pessoalmente, um homem muito simples e caloroso.

O funeral, ou como diz a família em pequeno comunicado, « uma cerimónia de adeus », terá lugar esta sexta-feira, 24 de agosto, às 15h30 no crematório do cemitério Père Lachaise, em Paris.

A Rádio Alfa apresenta as mais sinceras condolências a toda a família, em particular a Teresa Mota e Emmanuel Demarcy-Mota, ambos muito amigos da nossa emissora.

Ouça aqui um extrato (sobre a ligação de Richard a Portugal) de uma entrevista de Emmanuel Demarcy-Mota, nesta sexta-feira, à Rádio Alfa, por Olívia Vaz:

 

Article précédent“Passou-se, não era um terrorista”. Matou a mãe e a irmã
Article suivantEmigrantes que voltem a Portugal vão pagar metade do IRS