Morreu Richard Demarcy. O filho, Emmanuel Demarcy-Mota, fala da sua ligação a Portugal

Publié le 24 août 2018

Morreu Richard Demarcy, 76 anos, dramaturgo francês com profunda ligação a Portugal. Foi casado com a atriz portuguesa Teresa Mota e era pai de Emmanuel Demarcy-Mota, ambos amigos da Rádio Alfa. Ministro português da cultura lamentou a morte daquele que foi um dos primeiros encenadores a levar Fernando Pessoa aos palcos franceses.

O ministro português da Cultura, Luís Filpe Castro Mendes, lamentou a morte de um “autor poeta, que tinha na partilha e na palavra a inteligência e a sensibilidade do mundo”.

“Era um homem de ação, poeta e explorador, curioso sobre os outros e o mundo, apaixonado por África em particular”, lê-se em comunicado. O ministro realçou também o facto de ele ter sido um dos primeiros encenadores a levar Fernando Pessoa aos palcos franceses.

Foi um grande dramaturgo e encenador, escreveu peças de teatro e também novelas e poesia, foi fundador com Teresa Mota do Naïf Théatre. Foi igualmente militante e homem solidário, esteve durante a “revolução dos cravos” em Portugal, onde escreveu e levou à cena diversas peças nessa e noutras épocas posteriores. Era antifascista e entusiasmou-se com o 25 de abril de 1974.

Esteve muito recentemente de férias em Portugal, já doente, com o filho Emmanuel, reputado encenador e diretor do Théatre de la Ville, em Paris, que colabora regularmente com a Rádio Alfa.

Foi mestre de conferências no Institut d’Etudes Théatrales Sorbonne Nouvelle. Era doutorado em Sociologia e fora condecorado pela França com o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras. Era, pessoalmente, um homem muito simples e caloroso.

O funeral, ou como diz a família em pequeno comunicado, “uma cerimónia de adeus”, terá lugar esta sexta-feira, 24 de agosto, às 15h30 no crematório do cemitério Père Lachaise, em Paris.

A Rádio Alfa apresenta as mais sinceras condolências a toda a família, em particular a Teresa Mota e Emmanuel Demarcy-Mota, ambos muito amigos da nossa emissora.

Ouça aqui um extrato (sobre a ligação de Richard a Portugal) de uma entrevista de Emmanuel Demarcy-Mota, nesta sexta-feira, à Rádio Alfa, por Olívia Vaz:

 


Opinions des lecteurs

Laisser un commentaire


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background